terça-feira, 24 de março de 2009

Qual o objetivo?

Após o último jogo, boa parte da torcida (principalmente aquela que frequenta as comunidades no orkut), demonstrou um elevado grau de insatisfação com a situação cruzeirense no campeonato, em especial com a perda da liderança pro pequeno rival e uma suposta falta de comprometimento do time com o campeonato local.

É a torcida que popularizou o nome "rural" pro campeonato, que considera o torneio uma pré-temporada de luxo (o que eu concordo plenamente), que vê como a "gota d'água" a perda da liderança, em um campeonato que não é prioridade, e que se esquece que, querendo ou não, do outro lado há um adversário com aspirações no campeonato, que se prepara exclusivamente pra isso e que tinha 100% de aproveitamento em sua cancha.

Nosso rival abelhudo se dedica exclusivamente (Copa do Brasil? Ah tá.) a um campeonato disputado em gramados que não devem nada aos piores pastos de criação de gado do País. A contrapartida é óbvia: um departamento médico inchado com jogadores em início de temporada com problemas graves no joelho.

Vamos aos fatos: a prioridade é a Libertadores, e time e comissão técnica parece que aprenderam com o ano que se passou. Tivemos consequências graves no jogo contra o Caracas por levar a sério um jogo que tirante a rivalidade, não valia nada e nos trouxe vários problemas de contusão. Enquanto muita gente se revolta até hoje por uma atuação pavorosa em Potosí, esquece que poderíamos ter saído da Venezuela também com os 3 pontos, e quem sabe ter sorte diferente na competição. Foi o que foi feito esse ano, e conseguimos pontos valiosos nos jogos fora de casa.

Esse papo de que "devemos ficar em primeiro nesse campeonato mineiro" é absurdo., a partir do momento em que a prioridade NÃO É ESSA. E o futebol mudou! Qualquer time da 1a (ou até da 2a) divisão dos estaduais tem um calendário de preparação física que privilegia os 2 meses de competição. Achar que vamos ganhar todas desses time é um absurdo, num futebol onde hoje TODOS correm na mesma quantidade, e a imposição física evita placares dilatados e faz com que a diferença técnica seja menos discrepante.

Por isso tudo, vamos com calma nas avaliações. 2009 tem que ser diferente do ano que passou. Ganhar a final do estadual por um placar dilatado é legal, mas o foco deve ser na Libertadores. Essa é a competição que faz parte da nossa história, e faz parte do nosso orgulho.

2 comentários:

  1. Só pra constar, quem começou com esse trem de rural foi o Zezé Perrela, nào a torcida!

    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que foi ele... Mas a torcida não teve problemas em adotar

    ResponderExcluir